Varal de Cordéis Joseenses

Contato: prbarja@gmail.com

(Sugestões de temas são bem vindas!)



domingo, 30 de junho de 2013

sábado, 29 de junho de 2013

Um Cordel dos Professores (para a sala de leitura) - I

Estamos trabalhando na coleta/elaboração/revisão de textos para o próximo cordel joseense, que será especial: fruto do curso recentemente ministrado aos professores da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos, trata-se de um trabalho coletivo, com participação de diversas professoras (vemos ao lado uma primeira versão da capa do cordel). Postaremos os textos aqui no blog, acompanhando a sequência do processo de revisão (abaixo, os primeiros poemas incluídos no folheto). Desde já, parabenizamos todos os participantes do processo, com um agradecimento especial à equipe da Secretaria Municipal de Educação e, em particular, à Mirian Oliveira, pelo apoio em todos os momentos. Desejamos boas leituras a todos, e viva a literatura de cordel!

sábado, 8 de junho de 2013

O princípio da jornada...

 
...dos Cordéis Joseenses nas escolas foi assim: na Escola AVANTI (São José dos Campos), em 2009. Acreditando desde o início na proposta de fazer uma literatura de cordel voltada para crianças e com potencial utilização na escola, a AVANTI apoiou a primeira tiragem de 8 Cordéis Joseenses voltados para crianças, incluindo-se aí nosso "campeão de vendas até hoje, "História de Natal". 
   Desde o início dessa caminhada, uma certa leitora (dotada de ótimo senso crítico!) sempre esteve a meu lado - atuando inclusive na criação da capa de diversos cordéis:
 
 
Na Escola Avanti, no início da jornada: o autor e a fiel escudeira,
capista de cordéis desde os 6 anos de idade
 
Obrigado, AVANTI! Obrigado, Bebel!
P.R.Barja