Varal de Cordéis Joseenses

Contato: prbarja@gmail.com

(Sugestões de temas são bem vindas!)



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

CJ 64 - O Cordel Pede Respeito ao Discurso da Moçada


Sexto Cordel Joseense produzido dentro do projeto 003/FMC/2015 - uma parceria Prefeitura Municipal de São José dos Campos - FCCR - UNIVAP:










segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Cordel da RM Vale

(composto em 14/12/2015, a partir do I Colóquio Diálogos Sobre a RMVale, ocorrido na Univap Urbanova)


Abertura de um diálogo
É sempre um grande momento
Para aprimorar ideias,
Repensar planejamento
E falar de estudo técnico:
Conexão e Movimento.

É bom ver aqui presentes Muitas instituições Unidas pelo interesse Em propor as soluções A partir de experiências E até de provocações. Janeiro, 2012: Foi, por lei estadual, Criada a RM Vale. Eis o marco oficial: 39 municípios Unidos neste canal. No passado, já tivemos Outras iniciativas De macrozoneamento, Experiências ativas Que devemos estudar Por serem propostas vivas. Nós precisamos, agora, Ampliar a consciência Sobre a RMVale, Exercitar transparência E trazer para o debate A voz forte da ciência. Sandra Fonseca falou: Pensamos “Diversidade” Como algo bem positivo, Porém, tem que haver vontade De ouvir CADA município E sua necessidade. De Taubaté vem a ideia: Valorizar por igual Tanto a tecnologia Quando a área CULTURAL, Que no setor de Turismo Sempre foi essencial. Uma vez reconhecida A nossa diversidade, Pergunta-se: como, então, Construir identidade? “Região” é muito mais Do que “soma de cidade”. Temos Parques Tecnológicos Em diferentes locais, Mas ainda estão isolados: Precisam se integrar mais, Para formar uma rede Sem fronteiras, com canais. Voltando à universidade: Montar os laboratórios E falar com a cidade Através de observatórios Pede simplificação Dos textos dos relatórios... Procurar as parcerias Entre público e privado É um gesto que já não pode Ser somente criticado; É necessário atrair Também o empresariado. Pedro Ribeiro alertou Sobre os Planos Diretores Que usam termos diferentes, Cada qual com suas cores... Capacitação vem bem, Para evitar dissabores. Vou entrar nesse debate Trazendo a provocação: Percebo ser importante Levantar a discussão Sobre a RM Vale Na escola, na Educação! A RM BH E o Consórcio do ABC Mostram metodologias Que vamos, sim, conhecer: Pensar “fora da caixinha” É o caminho pra aprender. Penso que a RM Vale Nessa reunião avisa: Para que existam bons ventos E não somente uma brisa, Parece fundamental Uma RM Pesquisa! Somos muitos, vamos juntos Criar metodologias, Integrar nossos discursos, Sociais tecnologias, Dialogar hoje e sempre: Abrir muitas novas vias.
Paulo R. Barja

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

CJ 63 - Cordel do Amor em Sextilhas


Quinto Cordel Joseense produzido dentro do projeto 003/FMC/2015, uma parceria Prefeitura Municipal de São José dos Campos - FCCR - UNIVAP:









 



CJ 62 - Vida de Aluno em Cordel


Quarto Cordel Joseense coletivo produzido dentro do projeto 003/FMC/2015, com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos - FCCR - Univap: