Varal de Cordéis Joseenses

Contato: prbarja@gmail.com

(Sugestões de temas são bem vindas!)



quinta-feira, 15 de março de 2012

Para nunca esquecer


     Já foi para a gráfica o Cordel Joseense n.40, que conta a visita de Patativa do Assaré ao povo do bairro do Pinheirinho. Para quem não sabe, o Pinheirinho era um terreno de São José dos Campos que estava abandonado há mais de 20 anos quando começou a ser ocupado por famílias carentes, em 2004. O bairro chegou a ter mais de 1600 famílias cadastradas e, de acordo com entrevista do prefeito Eduardo Cury em agosto/2011, caminhava para a regularização, quando sofreu uma invasão policial na madrugada do domingo, 22 de janeiro de 2012.
     Nesta data, numa operação arbitrária comandada pelo governador Alckmin (chefe da PM), com apoio do prefeito Cury (que ofereceu o apoio da Guarda Civil Municipal), cerca de 2000 policiais militares expulsaram toda a população do bairro. A PM utilizou gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha ad libitum. A Guarda Civil Municipal, armas de fogo. Foram atingidas crianças, jovens, adultos e idosos, além de centenas de animais de estimação. Nos dias seguintes, todas as casas do bairro foram destruídas.
     A alegação para tudo isso: o terreno seria propriedade do sr. Naji Nahas - megaespeculador condenado na justiça por diversos crimes, com prisão decretada em 2007.
     Acreditamos que essa história deva ser contada, sempre - pois só assim poderemos garantir que nunca venha a se repetir.
     Nos próximos dias, algumas estrofes do Cordel Joseense n.40 serão publicadas aqui e no Facebook; a partir do final de março, com sua publicação, o folheto Visita de Patativa ao Povo do Pinheirinho torna-se mais uma iniciativa* para lembrar uma triste história que não pode ser esquecida.

* ao lado do Cordel do Pinheirinho (n.39)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos (seleção)

Loading...