Varal de Cordéis Joseenses

Contato: prbarja@gmail.com

(Sugestões de temas são bem vindas!)



terça-feira, 1 de maio de 2012

Cordéis na Mantiqueira - pela democratização da literatura


No final de maio, os Cordéis Joseenses participam do Festival de Mantiqueira de Literatura, que ocorre anualmente em São Francisco Xavier. Teremos, na tarde do dia 26/5, bate-papo e lançamento dos folhetos "O Sujeito que Vendia..." e "Sonetos de Amor e Cuidados". Quanto ao "Cordel do Pinheirinho", também inscrito para lançamento no evento, sua inscrição foi recusada pela organização.

Certamente isto se deve ao fato de ser um cordel que assume uma posição claramente contrária à do Governo do Estado de SP na questão Pinheirinho. Aos que possam alegar que a obra foi recusada simplesmente por ter "qualquer" conotação política, gostaria de deixar registrado o uso de dois pesos e duas medidas. Isso porque, em 2011, foi feito no mesmo evento (e no mesmo espaço) o lançamento de um livro que ofendia a presidente Dilma de modo bastante vulgar. E isso foi permitido, claro, em nome da democracia. O interessante é que o tal livro de trovas não apresentava crítica política: apenas ofendia, mesmo!
"Cordel do Pinheirinho" questiona o uso do aparato policial do Estado de SP contra os cidadãos - mas em nenhum momento ofende quem quer que seja. Por isso, faremos a leitura do cordel na praça de São Francisco Xavier ou onde seja possível. Não será um "ato oficial", naturalmente, pois temos que respeitar a organização do Festival, à qual nos submetemos ao inscrever as obras. Trata-se apenas de viabilizar a possilidade de que o público tenha contato com a obra em si - e possa fazer seu próprio julgamento, livremente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário