Varal de Cordéis Joseenses

Contato: prbarja@gmail.com

(Sugestões de temas são bem vindas!)



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

CJ 64 - O Cordel Pede Respeito ao Discurso da Moçada


Sexto Cordel Joseense produzido dentro do projeto 003/FMC/2015 - uma parceria Prefeitura Municipal de São José dos Campos - FCCR - UNIVAP:










segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Cordel da RM Vale

(composto em 14/12/2015, a partir do I Colóquio Diálogos Sobre a RMVale, ocorrido na Univap Urbanova)


Abertura de um diálogo
É sempre um grande momento
Para aprimorar ideias,
Repensar planejamento
E falar de estudo técnico:
Conexão e Movimento.

É bom ver aqui presentes Muitas instituições Unidas pelo interesse Em propor as soluções A partir de experiências E até de provocações. Janeiro, 2012: Foi, por lei estadual, Criada a RM Vale. Eis o marco oficial: 39 municípios Unidos neste canal. No passado, já tivemos Outras iniciativas De macrozoneamento, Experiências ativas Que devemos estudar Por serem propostas vivas. Nós precisamos, agora, Ampliar a consciência Sobre a RMVale, Exercitar transparência E trazer para o debate A voz forte da ciência. Sandra Fonseca falou: Pensamos “Diversidade” Como algo bem positivo, Porém, tem que haver vontade De ouvir CADA município E sua necessidade. De Taubaté vem a ideia: Valorizar por igual Tanto a tecnologia Quando a área CULTURAL, Que no setor de Turismo Sempre foi essencial. Uma vez reconhecida A nossa diversidade, Pergunta-se: como, então, Construir identidade? “Região” é muito mais Do que “soma de cidade”. Temos Parques Tecnológicos Em diferentes locais, Mas ainda estão isolados: Precisam se integrar mais, Para formar uma rede Sem fronteiras, com canais. Voltando à universidade: Montar os laboratórios E falar com a cidade Através de observatórios Pede simplificação Dos textos dos relatórios... Procurar as parcerias Entre público e privado É um gesto que já não pode Ser somente criticado; É necessário atrair Também o empresariado. Pedro Ribeiro alertou Sobre os Planos Diretores Que usam termos diferentes, Cada qual com suas cores... Capacitação vem bem, Para evitar dissabores. Vou entrar nesse debate Trazendo a provocação: Percebo ser importante Levantar a discussão Sobre a RM Vale Na escola, na Educação! A RM BH E o Consórcio do ABC Mostram metodologias Que vamos, sim, conhecer: Pensar “fora da caixinha” É o caminho pra aprender. Penso que a RM Vale Nessa reunião avisa: Para que existam bons ventos E não somente uma brisa, Parece fundamental Uma RM Pesquisa! Somos muitos, vamos juntos Criar metodologias, Integrar nossos discursos, Sociais tecnologias, Dialogar hoje e sempre: Abrir muitas novas vias.
Paulo R. Barja

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

CJ 63 - Cordel do Amor em Sextilhas


Quinto Cordel Joseense produzido dentro do projeto 003/FMC/2015, uma parceria Prefeitura Municipal de São José dos Campos - FCCR - UNIVAP:









 



CJ 62 - Vida de Aluno em Cordel


Quarto Cordel Joseense coletivo produzido dentro do projeto 003/FMC/2015, com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos - FCCR - Univap:










quarta-feira, 25 de novembro de 2015

CJ 61 - Cordel do Medo

O Cordel Joseense 61 (terceiro cordel vinculado ao projeto 003/FMC/2015) apresenta 3 histórias curtinhas de medo:
1) O Estrogonofe do Medo;
2) A Professora Fantasma;
3) Corpo Seco Joseense.
Vai encarar?












domingo, 22 de novembro de 2015

Cordel da Ocupação Escolar (Jd. Morumbi, SJC)

No dia 19/11/2015 (Dia do Cordelista!), visitamos a ocupação da Escola Estadual Miguel Naked Major, onde fizemos uma roda de cordel (cordel-rap!) e ministramos uma minioficina para criação coletiva de um cordel sobre a própria ocupação. Eis o resultado:


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cordel-Rap do Celular (Oficina de Cordel)

Como resultado de uma das oficinas de cordel realizadas na EMEF Moacyr Benedicto, no Campo dos Alemães, fizemos um cordel-rap sobre um dos temas recorrentes do cotidiano da moçada: o aparelho celular...!



A oficina que gerou o cordel acima está vinculada ao projeto "Narração, Foto & Poesia" (003/FMC/2015), do Fundo Municipal de Cultura, com apoio da FCCR, Prefeitura de São José dos Campos e Univap.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

PRECONCEITO NUNCA MAIS! (Cordel coletivo em oficina)

Na Semana Cassiano Ricardo 2015, participamos com oficinas de cordéis na Casa de Cultura Chico Triste. No encerramento, compusemos o poema coletivo abaixo:


PRECONCEITO NUNCA MAIS

O Brasil é um país
que recebe muita gente,
porém temos um problema,
vou dizer, infelizmente,
que ainda há preconceito
contra quem é diferente.

Definição de família
não é coisa pro congresso
Família é quem vive junto,
compartilha amor, sucesso...
o amor que dou e recebo
dentro do lar, eu que meço!

O Brasil tem tantos negros!
Não se pode admitir
que sejam discriminados:
Se me mandarem sair
vou exigir o sagrado
direito de ir e vir.

Muitos vivem ainda em guetos
Muitas vezes ouvem “não!”
dessa pátria que os exclui
por isso vejo razão
nos negros que hoje exigem
consciência BRANCA então!

O futebol brasileiro
nesse ponto é nota dez,
valorizando o talento
de quem tem bola nos pés.
A cor é só a do time:
que venham novos Pelés!

Para encerrar o cordel,
Bola agora pra vocês:
Ajudem a derrotar
Raiva, ódio, estupidez.
Juntos nós somos melhores!
Agora é a nossa vez!


(P.R.Barja e oficineiros da Casa de Cultura Chico Triste, outubro de 2015)

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CJ 60 - O Cordel da Criançada

Neste primeiro de outubro, sai da gráfica (para as escolas e leitores) o segundo Cordel Joseense publicado com apoio do Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos. Trata-se d´O Cordel da Criançada, voltado para Ensino Fundamental e produzido a partir de oficinas de literatura de cordel por mim ministradas a alunos de Ensino Fundamental aqui de São José, principalmente no Instituto Recriar. Os textos são coletivos!